PZ27 – Regulando o Carburador

PZ27 – Regulando o Carburador

10 de fevereiro de 2021 0 Por Eduardo Galli

Salve, Salve Mirageiros

Segue uma dica pra regular o carburador:

O carburador da minha M150 veio bem zuado da antiga proprietária ,muito acelerado. estava terrível. Então eu procurei pesquisar um pouco o assunto na época e acabei regulando por conta própria, e modéstia a parte, pra mim ficou perfeito.

E por isso Gostaria de compartilhar a dica com vocês, passo a passo o que fiz.

1 – Seguindo as dicas da internet, eu fiz um ajuste inicial básico: Acelerei um pouco a marcha lenta, depois fechei o parafuso da mistura até falhar, depois fui abrindo aos poucos até que ficasse bom, depois abri mais um pouco até falhar novamente, então voltei para o ponto que ficou melhor. Depois eu diminui a marcha lenta e deixei dessa forma.

2- Andei um tempo desse jeito procurando analisar o comportamento dela em várias situações, velocidade, parado nos semáforos, em dias frios e quentes, etc.

3- Depois cheguei a conclusão que estava com a mistura meio pobre, sem contar o consumo que havia aumentado, pois estava morrendo as vezes em marcha lenta no frio, mas não estava afogando. E também quando em velocidade, com acelerador totalmente aberto, estava com rendimento fraco, que parecia melhorar um pouco quando eu fechava um pouco o acelerador. Sinal de mistura pobre. Então eu dei só meia volta no parafuso da mistura, mesmo que não desse diferença na hora ao escutar a marcha lenta, e deixei assim para testar. E desde então ela ficou perfeita, e eu não alterei mais nada.

Porém tempos depois, quando precisei realizar uma limpeza e revisão completa do carburador, encontrei um artigo em espanhol onde o mecânico realizava justamente a regulagem do PZ-27 o Carburador que equipa a Mig 150, e lá ele falava que o ajuste Standard era após fechar completamente a válvula da mistura (parafuso) abrir novamente com duas voltas e meia. pois se tratava do mesmo ajuste para as Honda CG, Titan, Fan, Cargo, ETC… e o ajuste da lenta, segue mantendo a moto em cerca de 1600 giros (caso possua conta-giros em sua miguelenta).

Em ambas situações a moto ficou excelente, porém só foi possível manter uma média bacana de consumo após a limpeza do carburador. pois antes ela fazia 10 km/l e após a limpeza ela passou a fazer 28 km/l em um primeiro momento e 32 km/l após o ajuste das válvulas e troca do filtro de ar seguindo a adaptação aqui de nosso site.

Mas resumindo, o ajuste grosso do carburador você consegue realizar escutando pelo som do motor em marcha lenta, mas o ajuste mais fino você só consegue avaliar pilotando mesmo, ou simplesmente realizando uma revisão completa no carburador, ou também analisando o comportamento do motor em situações variadas.

Posição dos Parafusos:

A Frente – Parafuso de Marcha Lenta / Abaixo do Coletor – Parafuso da Mistura AR/COMBUSTÍVEL

Espero ter ajudado!
Bons Ventos!!!!

image_pdfBaixe este Conteúdo em PDFimage_printImprima este Conteúdo