Lubrificando os Cabos de Comando

Lubrificando os Cabos de Comando

12 de fevereiro de 2021 1 Por Eduardo Galli

Segue a dica do nosso querido Léo David da cidade de Sumaré – SP, feliz proprietário de sua Mirage 150 ano 2011/12 Preta, com mais de 180 mil km, o cara é uma lenda, tirou sua Mig Zero Km!

Adaptando aqui, ajustando ali, segue com sua Mirage até os dias de hoje.

Pois bem vamos ao conteúdo! o texto segue na integra assim como enviado a nossa redação a noite de ontem 14/10/2020.

Material necessário

  • WD40
  • Óleo Singer aquele para máquina de costura
  • Saco Plástico
  • bico de mamadeira aqueles pra alimentar bebê
  • Elástico de dinheiro
  • Graxa Amarela
  • Ferramentas para desmonte dos cabos e das alavancas de acionamento

PROPOSITALMENTE DEIXEI ESTE TÓPICO EM SEPARADO DO ITEM “CABOS DE COMANDO” POIS O ASSUNTO MERECE ESPECIAL ATENÇÃO, VISTO QUE VEJO MUITOS COLEGAS NO ZAPZAP E FB DAREM DICAS QUE CONSIDERO ERRADAS OU PELO MENOS ERRONEAS, POIS INDICAM ESTA LUBRIFICAÇÃO SOMENTE COM WD40 APENAS. VOU EXPLICAR:

WD 40 É UM OLEO FINO E DESINGRIPANTE, MAS NÃO FAZ MILAGRE COMO MUITOS PENSAM. ELE É OTIMO PARA A LUBRIFICAÇÃO DE EMERGÊNCIA DOS CABOS, PORÉM DEVIDO AS SUAS CARACTERISTICAS, ELE NÃO PERMANECE MUITO TEMPO FAZENDO ESTA FUNÇÃO. ELE EVAPORA, COMO ALGUNS DIZEM POR AI, ELE SOME, DEIXANDO PARA TRAS SUJEIRAS ACUMULADAS DENTRO DA CAPA DO CABO E EM POUCO TEMPO DEVERÁ SER UTILIZADO DE NOVO…MAS É OTIMO PARA EXPULSAR TAMBEM A UMIDADE…

SE EU USO O WD40? É CLARO QUE USO, POREM USO COMO MÉTODO DE LIMPEZA DAS SUJIDADES ACUMULADAS NA CAPA, POIS POR SER ELE FINO E DESINGRIPANTE, FUNCIONA COMO DILUENTE E ELE SOLTA A POEIRA ACUMULADA JUNTO COM A LUBRIFICAÇÃO ANTERIOR! E DEPOIS DE DEIXAR ESCORRER BEM, TIRANDO O EXCESSO EU LUBRIFICO COM OLEO. QUAL OLEO? O MELHOR CUSTO BENEFICIO É O ANTIGO OLEO SINGER PARA MAQUINA DE COSTURA E NÃO OLEO DE MOTOR, POIS O SINGER NÃO TEM ADITIVOS E DETERGENTES E NÃO ABSORVE POEIRAS DEVIDO A ISTO.

Como Fazer?

EM PRIMEIRO LUGAR RETIRE O CABO DE COMANDO DA MOTO, NÃO FAÇA ISTO COM ELE INSTALADO! IMAGINE POR EXEMPLO O CABO DO ACELERADOR, ONDE O MECANICO TIRA APENAS A PARTE DE CIMA E DEIXA ELE CONECTADO AO CARBURADOR… TODA A SUJEIRA IRA PARA NO PISTONETE, COM O RISCO DE RISCA-LO E DANIFICAR A AGULHA! O CABO DE EMBREAGEM E AFOGADOR TAMBÉM, POIS VC NÃO VAI QUERER IMUNDAR O MOTOR NO LADO DE FORA DE OLEO SUJO.

MAS COMO INJETAR O WD40 E O OLEO SINGER NO CABO SE O BURACO É PEQUENO? SIMPLES, FAÇA COMO OS MECANICOS DA VELHA GUARDA, COM UM SACO PLASTICO (TIPO AQUELE SAQUINHO DE LEITE “C” OU SIMILAR) OU UM BICO DE MAMADEIRA BARATO, FAÇA UM FUNIL E DE MANEIRA QUE ELE ENTRE APERTADO EM VOLTA DA CAPA DO CABO, COLOQUE MAIS NA PONTA QUE SEJA POSSIVEL E VEDE COM AQUELES ELASTICOS DE DINHEIRO PELO LADO DE FORA, APERTANDO BEM O SACO PLASTICO( AO USAR BICO DE MAMADEIRA ISTO NÃO É NECESSÁRIO) AGORA PODE METER OLEO A VONTADE DE DEIXAR ESCORRER SEM FICAR MIRANDO O TUBINHO INTERNO A TODO MOMENTO. SE VC TIVER AQUELES MACARRÕES TERMO SENSIVEIS RETRATEIS AO CALOR PODE USAR TAMBÉM. O FUNIL NÃO NECESSITA SER GRANDE, EU CHUTO QUE DEVE CONTER APENAS 3 ML , EU NUNCA MEDI. EMBORA ACHE MAIS FACIL USAR UM BICO DE MAMADEIRA (VIDE FOTO).

COM OS CABOS PENDURADOS APLIQUE O WD40 A VONTADE, SEMPRE MEXENDO PARA CIMA E PARA BAIXO O CABO ATÉ O OLEO SAIR LIMPO. NO COMEÇO SAIRÁ PRETO DEPOIS ELE LIMPA E SAI CLARO. APÓS ISTO, DEIXE ESCORRER PARA SAIR O MAXIMO DE WD40 DA CAPA. SE TIVER UM COMPRESSOR DE AR FICA MAIS FACIL. TIRE O EXCESSO, POIS SE FICAR LÁ MUITA COISA, ELE IRA DILUIR O OLEO SINGER E VAI FICAR MELANDO E SUJANDO O MOTOR E ENTRARÁ NO PISTONETE DO CARBURADOR. UM SINAL CLARO DE EXCESSO DE OLÉO É O ESCAPE SOLTANDO COR BRANCA OU DEMASIADAMENTE PRETA. SE ISTO ACONTECER, RETIRE O CABO E DEIXER ESCORRER MAIS TEMPO E LUBRIFIQUE DE NOVO. O IDEAL É QUE O CABO FIQUE LUBRIFICADO SEM FICAR PINGANDO OLEO…

APROVEITE E LIMPE O CARBURADOR! E VERIFIQUE O FILTRO DE AR.

NÃO SE ESQUEÇA DE LIMPAR E LUBRIFICAR COM GRAXA AMARELA ( OU COM O PROPRIO OLEO SINGER) A ROLDANA DO ACELERADOR E TAMBÉM AO EIXO DA ALAVANCA DE EMBREAGEM. , A LUBRIFICAÇÃO AUMENTA A MACIES E DURABILIDADE DO EIXO. É COMUM A GENTE VER ALAVANCA COM OS ORIFICIOS OVALIZADOS E SECOS QUE COM O TEMPO FICAM VIBRANDO E PULANDOCOM A MOTO LIGADA NO CAVALETE. ISTO AUMENTA O ESFORÇO DE ACIONAMENTO TAMBÉM PARA A ROLDANA E NUMA VIAGEM LONGA ESTE ESFORÇO É RECOMPENSADO COM UM PUNHO ABERTO E DOLORIDO.

Roldana do acelerador

OBS: SOBRE O OLEO SINGER: NÃO SOU DONO DA VERDADE, POREM TENHO MAIS DE 40 ANOS EM CIMA DE MOTOS E ACHO QUE APRENDI ALGUMAS COISINHAS QUANDO FICAVA NA BEIRA DA ESTRADA A NOITE COM UM MISERO CABO QUEBRADO. ENTÃO, ALGUNS TORCERÃO O NARIZ SOBRE O SINGER, MAS FAZER O QUE? APENAS A EXPERIENCIA PURIFICA O APRENDIZADO.

Lubrificar com oleo sintético? Meu amigo, este tipo de oleo depende da temperatura do motor para que funcione, o que não ocorre nos cabos da moto… Mas se vc tem grana sobrando pra pagar mais de $50,00 o litro, fique a vontade e depois conte a experiencia…

image_pdfBaixe este Conteúdo em PDFimage_printImprima este Conteúdo